Mensagem - Civilização do Amor
Procuro candidatos honestos e comprometido com com uma política séria. voto em Eros Biondini por estar ligado a Canção Nova. Deus te abençoe!
Regina Maria - Mateus Leme - MG
mural de recados
Comunidades Terapêuticas

 www.comunidadeseapacs.com.br

Drogas Nunca Mais

O crescente consumo de drogas ilícitas no Brasil é um mal que aflige muitas famílias e jovens em todo o mundo. As Comunidades Terapêuticas ou Fazendas de Recuperação são lugares com amplo espaço natural e infraestrutura para a internação e tratamento de dependentes de entorpecentes e álcool.

 

Vida e Renascer - Comunidade Terapêutica

Na maior parte das Comunidades Terapêuticas, o processo sustenta-se em três pilares: o trabalho (ou laborterapia), a disciplina e a espiritualidade. A laborterapia oferece ao recuperando a oportunidade de trabalhar em diversos serviços da própria Fazenda: auxílio na produção de alimentos ou na jardinagem, por exemplo. Esse tipo de atividade torna-se importante tanto para a recuperação do interno quanto para o sustento da própria Comunidade.

 

O segundo pilar, a disciplina, regra os horários para acordar, dormir, trabalhar, se alimentar e fazer as atividades diárias. Para cuidar da espiritualidade, em todas as manhãs, os internos participam de momentos de louvor, leitura da Bíblia e estudo da Palavra. Além destas atividades, aos fins de semana, os recuperandos participam de atividades de lazer e esporte.

 

O período de internação varia entre 09 meses e 01 ano e o tratamento está veiculado a um acompanhamento médico, psicológico e psiquiátrico. A partir dos primeiros 30 dias de internação, as famílias dos internos podem visitá-los uma vez ao mês e, após 06 meses, acontece a primeira “saída” da Fazenda para casa. Os jovens podem passar uma semana na companhia dos familiares, tão importantes neste processo.

 

O primeiro passo para a recuperação do dependente deve ser de iniciativa do próprio usuário. Querer o tratamento é primordial para que a recuperação aconteça! O trabalho desenvolvido pelo deputado Eros Biondini é intermediar o processo de internação, em cerca de 50 Comunidades e Fazendas Terapêuticas em Minas e em outros estados, tendo em vista que o mesmo é referência na luta contra as drogas e é também presidente da Frente Parlamentar em defesa das Comunidades Terapêuticas e APAC´s.

 


 

APAC'S

 

 A chance de uma nova vida

 

O método APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - é um modelo de penitenciária que visa à recuperação da estima social e moral do condenado, por meio de um trabalho que o reintegre à sociedade. A APAC funciona como um canal de transformação para o sujeito privado de liberdade que pretende mudar sua história. São características desta alternativa penal a confiança mútua, a valorização humana e a qualificação profissional.

 

Por entender que todo ser humano é passivo ao erro e acreditar que estes erros podem ser ‘corrigidos’, o deputado federal Eros Biondini (PTB/MG) é hoje um grande incentivador deste sistema penitenciário e leva esta constante discussão à Câmara Federal, falando sobre a realidade das APAC´s espalhadas pelo Brasil. Só no estado de Minas Gerais, quase 30 APAC´s auxiliam o poder público na recuperação daqueles que querem seguir um novo caminho.

 

A recuperação do indivíduo privado de liberdade é, primeiramente, uma iniciativa do próprio detento. Antes de ingressar em uma APAC, é feita uma avaliação do merecimento, força de vontade e interesse do, então, tido como infrator. Esses são pontos primordiais para que os mesmos sejam aceitos e reescrevam seu futuro.

 

Mais informações em: www.comunidadeseapacs.com.br