FIQUE INFORMADO
Email:
"Chaves" em defesa da vida
01 Fev
Cruzeiro Católico
olá Eros Biondini, venho por meio desta mensagem te parabenizar pelos seus 25 anos de missão, que Deus lhe abençoe meu irmão pelo seu trabalho, e que Deus continue derramando chuva de bênçãos.
Dayane Dias Serafim - Ipatinga - MG
mural de recados
Comunidades Terapêuticas

 www.comunidadeseapacs.com.br

Drogas Nunca Mais

O crescente consumo de drogas ilícitas no Brasil é um mal que aflige muitas famílias e jovens em todo o mundo. As Comunidades Terapêuticas ou Fazendas de Recuperação são lugares com amplo espaço natural e infraestrutura para a internação e tratamento de dependentes de entorpecentes e álcool.

 

Vida e Renascer - Comunidade Terapêutica

Na maior parte das Comunidades Terapêuticas, o processo sustenta-se em três pilares: o trabalho (ou laborterapia), a disciplina e a espiritualidade. A laborterapia oferece ao recuperando a oportunidade de trabalhar em diversos serviços da própria Fazenda: auxílio na produção de alimentos ou na jardinagem, por exemplo. Esse tipo de atividade torna-se importante tanto para a recuperação do interno quanto para o sustento da própria Comunidade.

 

O segundo pilar, a disciplina, regra os horários para acordar, dormir, trabalhar, se alimentar e fazer as atividades diárias. Para cuidar da espiritualidade, em todas as manhãs, os internos participam de momentos de louvor, leitura da Bíblia e estudo da Palavra. Além destas atividades, aos fins de semana, os recuperandos participam de atividades de lazer e esporte.

 

O período de internação varia entre 09 meses e 01 ano e o tratamento está veiculado a um acompanhamento médico, psicológico e psiquiátrico. A partir dos primeiros 30 dias de internação, as famílias dos internos podem visitá-los uma vez ao mês e, após 06 meses, acontece a primeira “saída” da Fazenda para casa. Os jovens podem passar uma semana na companhia dos familiares, tão importantes neste processo.

 

O primeiro passo para a recuperação do dependente deve ser de iniciativa do próprio usuário. Querer o tratamento é primordial para que a recuperação aconteça! O trabalho desenvolvido pelo deputado Eros Biondini é intermediar o processo de internação, em cerca de 50 Comunidades e Fazendas Terapêuticas em Minas e em outros estados, tendo em vista que o mesmo é referência na luta contra as drogas e é também presidente da Frente Parlamentar em defesa das Comunidades Terapêuticas e APAC´s.

 


 

APAC'S

 

 A chance de uma nova vida

 

O método APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - é um modelo de penitenciária que visa à recuperação da estima social e moral do condenado, por meio de um trabalho que o reintegre à sociedade. A APAC funciona como um canal de transformação para o sujeito privado de liberdade que pretende mudar sua história. São características desta alternativa penal a confiança mútua, a valorização humana e a qualificação profissional.

 

Por entender que todo ser humano é passivo ao erro e acreditar que estes erros podem ser ‘corrigidos’, o deputado federal Eros Biondini (PTB/MG) é hoje um grande incentivador deste sistema penitenciário e leva esta constante discussão à Câmara Federal, falando sobre a realidade das APAC´s espalhadas pelo Brasil. Só no estado de Minas Gerais, quase 30 APAC´s auxiliam o poder público na recuperação daqueles que querem seguir um novo caminho.

 

A recuperação do indivíduo privado de liberdade é, primeiramente, uma iniciativa do próprio detento. Antes de ingressar em uma APAC, é feita uma avaliação do merecimento, força de vontade e interesse do, então, tido como infrator. Esses são pontos primordiais para que os mesmos sejam aceitos e reescrevam seu futuro.

 

Mais informações em: www.comunidadeseapacs.com.br